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Aumente a qualidade do relacionamento digital de sua empresa

Fevereiro.2019   |   7min

Aumente a qualidade do relacionamento digital de sua empresa

Atualmente, a internet, sem dúvida, é a maior ferramenta de trabalho para quase todas as áreas profissionais. Ela revolucionou a vida das pessoas, tornando-se indispensável para a execução de diferentes tarefas.

O surgimento das mídias sociais (ou redes sociais), como facebook, instagram, twitter, youtube e linkedin, também contribuiu em muito com a verdadeira revolução digital que vivenciamos hoje. Contando com a participação ativa de mais de 100 milhões de pessoas - só no Brasil -, as redes sociais despertaram o interesse de empreendedores dos mais variados segmentos.

Instigados pelo desafio de atrair e fidelizar clientes através do ambiente virtual, eles começaram a investir em produções específicas para estas mídias, pois enxergaram nestas ‘ferramentas’ potencial para expandir e solidificar suas marcas.

Para Darlan Benites, profissional de Marketing Digital, “a credibilidade da presença online se tornou mais importante que um cartão de visita elegante”. Ele ainda afirma que “estar presente nos meios de comunicação no momento certo pode significar a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua negociação”.

Contudo, diferentemente dos meios convencionais de comunicação, as redes sociais demandam conteúdos infinitamente mais dinâmicos e interativos. Posts que incentivem o público a comentar e compartilhar, são essenciais para tornar relevante na internet o perfil social de uma empresa .

Não basta estar presente em todas as redes e achar que isso, por si só será suficiente. É preciso investir na qualidade do relacionamento digital desempenhado para que a empresa torne-se influente neste ambiente.

E, ao tratarmos sobre qualidade do relacionamento digital, existem dois pontos cruciais que, quando bem desenvolvidos, atraem e fidelizam clientes de forma eficaz através das redes sociais:

 

  • Aproximação

O fato de uma marca estar presente nas mídias sociais já fala sobre sua vontade de aproximar-se do público. Mas, é preciso estreitar os laços desse relacionamento, mostrando-se acessível às demandas dos clientes.

É possível se valer de vídeos, enquetes, e demais posts interativos para conhecer melhor o que as pessoas esperam de seu serviço ou produto. Sabendo a necessidade de seu público-alvo, fica mais fácil atendê-lo e até mesmo superar suas expectativas.

Também é preciso atentar-se para pontos como: linguagem utilizada; tempo de resposta e posicionamento diante de causas relevantes. O comportamento de uma marca nas redes sociais pode ser a chave para um bem-sucedido vínculo com seus clientes. Porém, é necessário manter em mente os valores e princípios da companhia, para que não haja divergência entre aquilo que se faz e prega - seja na internet ou fora dela.

 

  • Conteúdo

O conteúdo que deverá ser produzido para as mídias digitais em muito difere daquele que a maioria das empresas está acostumada. Por exigir um nível de dinâmica muito maior do que um texto para o site institucional da organização, por exemplo, a composição de tópicos para postagens na internet pode trazer certa insegurança aos empreendedores.

Mas, com um pouco de pesquisa, essa tarefa pode se tornar mais simples. Os dados levantados pelo We are Social, por exemplo, podem ser muito úteis na hora de elaborar sua estratégia de atuação em redes sociais.

É possível traçar um plano de ação preciso sabendo que: 

a) 52% das pessoas (nível mundial) acessam a internet por meio de smartphones;

b) Os brasileiros passam mais de 3 horas e meia navegando em redes sociais;

c) Facebook permanece sendo a mídia digital mais acessada, com média de acesso dos usuários de 13 minutos e 55 segundos.

Pode-se, por exemplo, investir em conteúdos para o facebook que não fiquem pesados quando reproduzidos em smartphones e que sejam rápidos de ler/assistir.

 

No cenário atual, onde basicamente tudo pode ser feito on-line, torna-se crucial às empresas possuir perfis de destaque nas mídias digitais. Alguns no entanto são receosos quanto a essa questão, e acreditam que dificilmente conquistariam espaço de relevâncias nas redes sociais, e por isso, desistem inclusive de arriscar.

Mas engana-se quem acredita que apenas grandes empresas podem ser bem sucedidas no ambiente digital, por contarem com um público já bem formado. Até mesmo as mais iniciantes empresas podem obter sucesso nas mídias.

Benites, inclusive, também acredita no grande leque de possibilidades oferecidas na internet, atualmente: “A democratização da propaganda que os meios digitais oferecem faz com que pequenas e médias empresas possam mostrar seu valor nos mesmos meios de comunicação que grandes empresas do mesmo segmento, assim trazendo melhores opções para os consumidores e nivelando preços no mercado”.

Ele ainda conclui que “ A internet é democrática e pode beneficiar qualquer empresa”.

 

E então? Pronto para investir nos perfis on-line de sua empresa?

 

Para ler mais artigos como esse, acompanhe o nosso blog. Temos postagens diárias para inspirar você e sua empresa!

 

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