Voltar

4 dicas para empresários iniciantes na tributação

Janeiro.2019   |   5min

4 dicas para empresários iniciantes na tributação

Tributação é um tema complexo. Ainda mais para empresários de primeira viagem. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, desde 1988 foram editadas cerca de 363.779 normas tributárias. É um sistema complexo e extenso, que exige muito cuidado para que os valores sejam apurados e recolhidos de forma correta.

Para os empresários ou profissionais que estão começando a lidar com o sistema tributário para pessoas jurídicas, selecionamos hoje quatro dicas importantes. Veja abaixo:

Faça o planejamento tributário do seu negócio

Este é um elemento essencial. Tenha as projeções de faturamento e perspectivas de aumento de receitas da sua empresa. Saiba quais serão seus gastos fixos, os variáveis e também os investimentos que serão realizados. Isso será essencial para que você possa escolher adequadamente o regime tributário. Essa decisão impacta muito os valores pagos para o Fisco.

Conheça o seu negócio e identifique todos os tributos que incidem sobre sua operação

Também é fundamental conhecer a fundo o seu negócio. Cada segmento de atuação possui suas peculiaridades tributárias e você precisa saber quais são as particularidades que envolvem sua empresa. Saiba quais são os tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre sua operação. Há impostos que incidem sobre a receita de venda de produtos e serviços, sobre importação, sobre o lucro, sobre a folha salarial, sobre o patrimônio da sua empresa etc. Fique atento e acompanhe, junto com sua equipe contábil ou com seu escritório, se todos os encargos estão em dia.

Conheça aqui os principais tributos estaduais

Conheça aqui os principais tributos municipais

Tenha um bom escritório de contabilidade e uma consultoria de confiança

Por falar em profissional contábil, escolher a equipe adequada para cuidar do seu negócio também é um fator determinante quando o assunto é tributação. Selecionamos aqui algumas dicas para você escolher o contador ideal:

  • Verifique se o profissional é registrado

  • Peça referências

  • Se sua empresa já utiliza alguns softwares, certifique-se de que o contador possui compatibilidade com os programas usados dentro da empresa

  • Procure um profissional atualizado

  • De preferência a profissionais com especialização na sua área de atuação

  • Analise muito bem o contrato

Para mais informações, veja o texto completo que escrevemos sobre o assunto

Faça revisões periódicas

Como citado anteriormente, o sistema tributário brasileiro é complexo. Mesmo tomando todas as precauções, os erros acontecem. É comum a utilização de alíquotas equivocadas para produtos e serviços, dificultando o enquadramento fiscal e causando pagamento a maior de tributos, o que acumula créditos tributários. Segundo artigo divulgado pela Valor Econômico, Eduardo Salusse indicou que temos no país R$ 4 trilhões de créditos tributários em discussão judicial e administrativa. Isso sem contar aqueles valores desconhecidos pelos contribuintes.

É importante realizar, periodicamente, uma revisão completa nos tributos pagos pela empresa. Um dos principais produtos do Tax Group, a Revisão Fiscal Digital, remunerado apenas no êxito, revisa todo o sistema contábil do cliente nos últimos cinco anos e identifica se a empresa possui créditos a recuperar.

 

Para saber mais, entre em contato com um dos consultores Tax Group.

 

Descubra mais


Notice: Undefined variable: imagem in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 179

Notice: Trying to get property 'tags' of non-object in /home/taxgroup/www/application/view/blog/detalhe.php on line 194
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY