• Mapa de navegação

Elisão Fiscal e Evasão Fiscal: à primeira vista, estes dois termos soam praticamente como sinônimos, mas isso está longe de ser verdade. Eles determinam conceitos totalmente diferentes e é importantíssimo entendê-los por completo, pois, assim, a sua empresa poderá se manter a salvo de multas e sanções fiscais. 

O que é Elisão Fiscal?

A Elisão Fiscal é um método lícito de se alcançar reduções na carga tributária. Ela depende de estratégias, ferramentas e conhecimento da legislação para poder ser aplicada de forma plena e eficaz.

O que é Evasão Fiscal?

Evasão Fiscal, por outro lado, diz respeito a um conjunto de práticas ilegais que visam a redução da carga tributária. Ela se baseia no registro seletivo e parcial, ou até na completa omissão, dos tributos devidos, implicando em alterações nos documentos e notas fiscais.

A Evasão Fiscal é uma infração grave às normas tributárias, portanto, pode gerar diversas sanções às empresas que a praticam.

Entendendo as diferenças

A principal diferença entre estes dois conceitos refere-se ao intuito de sua aplicação. Enquanto a elisão fiscal procura a redução tributária por meios lícitos, a evasão fiscal se vale de práticas totalmente proibidas, atuando através da sonegação e da falsificação de dados.

Elas também se diferenciam enquanto ao momento de intervenção: a elisão interfere sobre os dados já declarados, procurando corrigi-los; e a evasão pretende antecipar-se às cobranças tributações, procurando afastar a incidência de impostos.

Vale salientar que a evasão fiscal é uma prática prejudicial não apenas à empresa, em si, mas também à toda economia do país —  vez que gera falhas na arrecadação tributária federal, impactando em outras diversas áreas.

E o que é Planejamento Tributário?

Por conta das diversas práticas de evasão fiscal, muitos empresários têm receio do termo Planejamento Tributário. Mas não há razão para isso, visto que o Planejamento é uma forma de Elisão Fiscal, totalmente legítima e permitida por lei.

O Planejamento Tributário acontece através da análise dos registros declaratórios dos impostos ao longo do tempo. Assim, é possível identificar erros e corrigi-los — quer seja no sentido de recuperar créditos pagos a mais, quer seja para recolher os impostos pagos a menos.

Para as empresas, o Planejamento Tributário — bem como as demais formas de elisão fiscal — são muito vantajosas, permitindo, além da redução da carga tributária, uma melhor análise da situação fiscal da empresa. Desta forma, é possível conhecer melhor quais os erros e acertos que a empresa vem cometendo em suas declarações, possibilitando ações preventivas que resultarão em mais segurança para o negócio e suas responsabilidades tributárias.

Análise Fiscal Digital

O Tax Group, entre suas diversas soluções tributárias revolucionárias, oferece o serviço de Análise Fiscal Digital, que, por meio de um software, identifica ativos e passivos na esfera administrativa. A Análise Fiscal Digital revisa os últimos cinco anos das declarações tributárias das empresas, verificando as bases de cálculo e alíquotas dos principais tributos estaduais e federais, apresentando em um relatório todas as correções que precisam ser feitas, bem como todos os créditos que podem ser recuperados.

Quer saber mais sobre como esse produto pode beneficiar a sua empresa? Entre em contato conosco! Será um prazer lhe ajudar!

Quer entender os termos complicados da linguagem tributária? Baixe nosso Dicionário Tributarês – Português e aprenda uma nova língua!