Segundo dados da OAB, existem atualmente no Brasil 1.160.759 advogados. Com um indicador que cresce exponencialmente, acirrando a concorrência profissional, é possível afirmar que ser advogado em nosso país, hoje, não é tarefa fácil.

Mas, muito além da concorrência, há também uma série de outros percalços que tornam o caminho da advocacia mais árduo. A desvalorização da profissão, por exemplo, é uma ameaça real que atinge os profissionais do direito, dificultando a atração de novos clientes e a construção de um bom network — aspectos fundamentais para se ter uma carreira estável na área jurídica. 

O triste resultado desses problemas é o aumento nos índices de decadência dos escritórios de advocacia. De acordo com um dado publicado em uma edição da revista Exame em 2018, um total de 11 mil escritórios de advocacia foram abertos nos últimos dez anos, apenas no estado de São Paulo. Em contrapartida, 30% deles fecharam no mesmo período. 

Diante desses alarmantes fatores, surge uma pergunta importante: “como sobreviver no meio jurídico?” E até mais que isso: “como diversificar na advocacia e se destacar profissionalmente?” 

Neste texto, iremos compartilhar com você preciosas dicas para expandir seus horizontes na área jurídica e alavancar sua carreira. Preparado?

1. Traçando novos caminhos

Existe uma plenitude de carreiras possíveis dentro do Direito. Um advogado, por exemplo,  pode se especializar na área cível, criminal, trabalhista, familiar, tributária, entre muitas outras. O leque de opções é imenso.

Acontece que, muito frequentemente, os profissionais tendem a se concentrar em apenas uma área de atuação, fazendo com a concorrência dentro de um determinado campo apenas aumente. Em contrapartida, isso possibilita um amplo espaço de trabalho àqueles que fogem das áreas de grande concentração. 

Uma interessante forma de diversificar na advocacia, então, seria buscar alçar novos voos e conhecer outros horizontes, em áreas distintas. 

É importante ressaltar que isso não significa, necessariamente, que você não poderá mais atuar em seu campo de preferência. Em vez disso, você pode se tornar um profissional mais completo, com conhecimentos variados; capaz de oferecer soluções melhores aos seus clientes. 

Mas, para isso, primeiro você terá de pesquisar muito. Arriscar em outros campos é maravilhoso, mas cada movimento deve ser pensado com cuidado, analisado em detalhes para garantir o seu sucesso.

Você terá de descobrir áreas em potencial, ver quais especialistas mais têm sido solicitados pelo mercado, entender quais seriam as suas reais possibilidades em cada campo de atuação, e, por fim, escolher a área que mais corresponde às suas expectativas profissionais e projetos de desenvolvimento de carreira. 

Apenas para lhe nortear em suas pesquisas, a Escola Paulista de Direito têm feito algumas publicações em seu blog apontando para as mais promissoras áreas de especialização jurídica. O campo de Direito Tributário, por exemplo, têm crescido bastante nos últimos anos, tornando-se um dos expoentes quando o assunto é carreiras na advocacia. Isso se deve, majoritariamente, ao fato de que vivemos em um país que possui um dos sistemas tributários mais complexos e burocráticos do mundo, fazendo com que a necessidade por profissionais especialistas neste assunto seja cada vez mais impossível de se ignorar.

Sendo assim, buscar encontrar oportunidades de conhecer e se especializar no exercício do Direito Tributário pode ser uma grande estratégia para mudar os rumos da sua carreira, ampliando os alcances de seu escritório e obtendo resultados significativos.

2. Fazendo as pazes com a tecnologia

O mundo hoje é moderno. Com a tecnologia, tudo foi transformado, ganhando mais agilidade e praticidade; inclusive os processos jurídicos. Para muitos advogados, no entanto, isso pode ser visto como motivo de aversão aos benefícios trazidos pela tecnologia. 

Não é de hoje que vários profissionais travam suas batalhas contra o tecnológico. Há ainda muito receio de perder o seu lugar no mercado por meio de um “golpe das máquinas”; muito receio de ser substituído, descartado. Porém, estes medos são infundados, visto que, na verdade, a tecnologia pode ser um grande aliado para se avançar em uma carreira. 

Por fenômenos mundiais como o Lawtech, por exemplo, muitos escritórios de advocacia já demonstram ter entendido isso, extraindo o que há de melhor na tecnologia para se destacarem entre o grande mar de concorrentes. E, por mais que muitos duvidem, apresentar-se como um advogado atento às novidades tecnológicas, traz um enorme respaldo profissional. Isso porque, hoje em dia, conforme dito no começo desse tópico, o mundo é moderno. Logo, as exigências são compatíveis com essa modernidade, não existindo mais espaço para aqueles que ficam presos ao passado. 

Se você realmente deseja diversificar na advocacia, implementar tecnologia em seu escritório pode ser uma tremenda estratégia para lhe colocar à frente do mercado. Atualmente, existem várias possibilidades nesse meio capazes de beneficiar o seu desempenho na área jurídica, aprimorando os seus processos sem comprometer aspectos fundamentais, como segurança e eficácia. 

Novamente, se faz necessário pesquisar. Busque quais são as alternativas existentes hoje no mercado, qual delas mais se adequa a você, parecendo-lhe mais promissora para investimento de seu tempo, dedicação e esforços. 

Ao identificar essas oportunidades, compare seus planos e objetivos com todas as possibilidades que você poderá alcançar com cada uma delas. Isso facilitará em muito em seu processo de escolha. 

3. Conhecendo a tecnologia tributária do Tax Group

O Tax Group, enquanto uma rede que mescla tecnologia e expertise na área tributária, sabe muito bem das dificuldades enfrentadas pelos advogados quando o assunto é inovar e diversificar na área jurídica. Como a maioria de nossos parceiros tem formação nessa área, não foram poucos os relatos que ouvimos sobre como era difícil lutar contra os empecilhos diários da profissão.

Através da união de forças conosco —  e, consequentemente, com a tecnologia — esses advogados puderam ressignificar suas carreiras, ampliando seus horizontes e conquistando um lugar de maior destaque no mercado. 

Portanto, queremos lhe fazer um convite para conhecer melhor o Tax Group e descobrir como podemos ajudá-lo a diversificar na advocacia, proporcionando mais solidez, segurança e novas possibilidades para o seu escritório. Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe ajudar a se reinventar profissionalmente!