Empreender é um desafio grande no Brasil. Além de todas as dificuldades inerentes ao exercício da profissão, ainda enfrentamos alíquotas altas de tributação e uma burocracia pesada sobre os serviços prestados e os produtos vendidos. Isso não é diferente para os advogados. Por esse motivo, frequentemente os profissionais do Direito se vêem na obrigação de cortar os custos do seu escritório.

Selecionamos hoje no blog algumas dicas para auxiliar na redução das despesas. Importante lembrar que envolver a equipe é fundamental para o sucesso das ações. Se os colaboradores não estiverem engajados, os resultados irão demorar mais para aparecer.

Consumo consciente de materiais de escritório

Na rotina corrida, é comum que os gestores não atentem para os suprimentos do escritório. Porém, os gastos com materiais são consideráveis na conta da empresa e os insumos devem ser utilizados com consciência. Revise os processos e métodos e identifique falhas que podem estar consumindo mais recursos do que o necessário.

Faça um planejamento financeiro

Ter clareza das entradas, das despesas e das previsões é fundamental para manter uma empresa saudável e para identificar precisamente quais os principais gargalos de custos. Mantenha uma pessoa responsável pelo planejamento e pela atualização financeira da empresa e faça acompanhamento periódico para entender como seu escritório está reagindo ao mercado. Com esses dados em mãos, fica mais fácil estabelecer metas e acompanhar seu cumprimento.

Revisão de custos

Essa etapa é complementar ao planejamento financeiro. Além de identificar os custos do seu escritório, será precisar revisá-los. Atente para os gastos com diligências e otimize as saídas. Faça escalas e incentive sua equipe a fazer as movimentações em pacotes, reunindo, por exemplo, vários documentos que precisam ser levados ao Fórum para que a entrega seja feita de uma só vez.

As viagens também devem ser revistas. Em escritórios maiores, que frequentemente possuem audiências em outra cidade, é interessante considerar parceria com escritórios para advocacia correspondente. Além disso, há várias vantagens em estabelecer parceria com agências de viagens por exemplo. Busque empresas que ofereçam soluções que possam reduzir as suas despesas.

Invista em tecnologia

Há diversos softwares que auxiliam na organização dos processos em escritórios. Essas ferramentas são essenciais, principalmente para organizar todas as etapas e todos os documentos, e para aumentar a produtividade dos funcionários. Com automatização de etapas mais mecânicas, os colaboradores podem dedicar seu tempo a tarefas estratégicas e assumir mais responsabilidades.

Terceirize a operação

Muitas vezes, os empresários querem expandir o portfólio de serviços, mas se deparam com um grande investimento. Para oferecer produtos voltados à gestão tributária, por exemplo, é preciso contratar profissionais qualificados, investir em tecnologia, em capacitação constante, entre outras coisas. Porém, há uma forma eficaz e escalável de oferecer essas soluções e sem aumentar muito os custos do seu escritório: a terceirização da operação.

Redes de serviços tributários, como o Tax Group, trabalham com um sistema de escritórios associados. Os sócios-membros atuam de forma independente, mas levam consigo a bandeira e os produtos da marca. Eles fazem a prospecção e todo o atendimento ao cliente. Porém, quem executa os complexos serviços é a equipe de especialistas da Tax Group. Utilizando ferramentas específicas e modernas, aliadas ao conhecimento técnico, o time realiza toda a apuração, que é acompanhada de perto pelo sócio. Uma forma elegante e fácil de ampliar a carteira de clientes mantendo uma estrutura enxuta para o escritório.

Para saber mais informações, entre em contato com um dos consultores Tax Group.